segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Crimes contra Idosos

Idosos


Como estão os nossos Idosos?

         Neste último domingo (13), o programa Fantástico exibido na TV Globo, apresentou uma reportagem a respeito das denúncias de crimes contra idosos, que crescem quase 200% em um ano. 

Idosos são indivíduos com idade igual ou acima a 60 (sessenta) anos. 

      Infelizmente, essa realidade pode ser compartilhada por muitos de nós, principalmente os que trabalham na Atenção Primária com Estratégia Saúde da Família, uma vez que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são os primeiros a identificarem situações de não-conformidade na população. 

      Muitos idosos terminam suas vidas com total dependência dos filhos e/ou outros parentes, que nem sempre estão dispostos a promoverem uma qualidade de vida digna, respeitosa e com saúde aos mesmos. Nesses casos, quando há brigas entre familiares, quase sempre motivadas pela parte financeira que é de direito do idoso, ocorrendo maus-tratos a ele, o fato deve ser notificado como VIOLÊNCIA contra a pessoa Idosa. 

A ficha de notificação de casos suspeitos ou confirmados deve ser preenchida por todos os profissionais de saúde quando o usuário apresentar sinais ou relatar situações de violência/acidente. 

      Após notificado, outras instituições serão vinculadas na discussão e resolução dos casos, como a Delegacia do Idoso (Autoridade Policial), o Ministério Público, o Centro de Referência ao Idoso (Ceresi) entre outros, de acordo com o Estatuto do Idoso - Lei Federal nº 10.741/2003, Art.19.

      No programa, relatou-se que "dados do IBGE mostram que a população de idosos cresce de forma acelerada. Estima-se que até 2020 o país tenha 40 milhões de pessoas acima de 60 anos. Com isso, seremos o sexto país com mais idosos no mundo".


       Para promovermos o envelhecimento ativo e saudável com qualidade de vida aos nossos idosos, precisamos nos unir contra um mau comum que é a Violência, seja ela de qualquer espécie. 



Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário